Hospital Adventista Silvestre recebe maior homenagem da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro

Por Rafael Brondani
11 de fevereiro de 2026

Nilso Batalha da Silva, profissional mais antigo da instituição em atuação, recebeu a placa de homenagem (Foto: Priscila Pahim)

O Hospital Adventista Silvestre (HAS) recebeu no mês de outubro a Medalha Pedro Ernesto, principal reconhecimento da Câmara Municipal de Vereadores do Rio de Janeiro, em homenagem à sua trajetória de excelência, inovação e impacto social na saúde da cidade.

A indicação foi feita pelo então vereador Alexandre Isquierdo e aprovada por unanimidade. Hoje secretário de Estado, Isquierdo participou da cerimônia e entregou a medalha pessoalmente.

Leia também:

“Esse reconhecimento é mais do que merecido. O Hospital Adventista Silvestre tem uma história marcada pela excelência, inovação e compromisso com a população. Foi uma honra propor essa homenagem e uma alegria poder entregá-la pessoalmente”, afirmou Isquierdo.

O evento reuniu lideranças da unidade, equipe médica, colaboradores e convidados em um momento de celebração e gratidão.

Medalha foi criada em 1980 como forma de homenagear quem contribui de forma relevante com a cidade (Foto: Priscila Pahim)

Para a direção do Hospital, a conquista representa um marco em sua trajetória. “A Medalha Pedro Ernesto simboliza o trabalho de gerações de profissionais que construíram essa história de cuidado e excelência. Essa conquista é de todos que fazem e fizeram parte do Silvestre. Toda honra e glória sejam dadas a Deus”, destacou Cristian Denis da Silva, diretor-geral da unidade.

O HAS é referência nacional em saúde. Foi palco do primeiro transplante de pâncreas do mundo, pioneiro em técnicas inovadoras de cirurgia cardíaca, responsável pela primeira UTI Neonatal do estado e hoje se destaca como referência nacional em transplantes de fígado, com mais de 600 procedimentos realizados.

“Nosso compromisso com o impacto social e a filantropia também foi fundamental para esse reconhecimento. Todos os dias atendemos pacientes do SUS que não teriam condições de custear um tratamento particular, oferecendo cuidado de qualidade e acolhimento humano. Essa é a essência do nosso trabalho”, afirmou o diretor médico, doutor Ranieri Carvalho Leitão.

Cristian Denis da Silva, diretor geral do Hospital Adventista Silvestre, segura a medalha recebida do secretário de Estado, Alexandre Isquierdo (Foto: Priscila Pahim)

Durante a cerimônia, o colaborador mais antigo da instituição, Nilso Batalha da Silva, conhecido como “Batalha”, recebeu a placa simbólica representando os 1.074 colaboradores do Hospital.

“Foram muitos anos de dedicação, desafios e conquistas. Ver o hospital receber esse reconhecimento é motivo de orgulho e emoção. É uma honra representar todos os colegas neste momento especial”, disse emocionado.

Sobre a medalha

Criada em 1980, a Medalha Pedro Ernesto é o maior reconhecimento da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, concedida a pessoas e instituições que contribuem de maneira significativa para o desenvolvimento e o bem-estar da cidade. Com essa conquista, o Hospital Adventista Silvestre passa a integrar o grupo de instituições que fazem a diferença na vida dos cariocas.


Você também pode receber esse e outros conteúdos diretamente no seu dispositivo. Assine nosso canal no Telegram ou no WhatsApp.

Quer conhecer mais sobre a Bíblia ou estudá-la com alguém? Clique aqui e comece agora mesmo.

Posts relacionados

Encontro nacional fortalece atuação de líderes espirituais da Adventist Health

Líderes espirituais das instituições de saúde adventistas de todo o país se reuniram em Campinas, no interior de São Paulo,

Placa de acreditação Qmentum Gold é entregue ao Hospital Adventista Barcarena

O Hospital Adventista Barcarena, localizado no estado do Pará, viveu um momento histórico na última quarta-feira, 15 de janeiro, com

Hospital Adventista Pênfigo recebe Honra ao Mérito Legislativo pela realização de transplantes

O Hospital Adventista Pênfigo (HAP) recebeu, em 22 de setembro, o diploma de Honra ao Mérito Legislativo “Amigo do Transplante”,