Hospital Adventista Pênfigo recebe Honra ao Mérito Legislativo pela realização de transplantes

Por Rafael Brondani
11 de fevereiro de 2026

Everton Martin (diretor geral do HAP, ao centro) ladeado pelo deputado Renato Câmara e Claire Miozzo, presidente da Central Estadual de Transplantes (Foto: Divulgação)

O Hospital Adventista Pênfigo (HAP) recebeu, em 22 de setembro, o diploma de Honra ao Mérito Legislativo “Amigo do Transplante”, durante Sessão Solene no Plenário Deputado Júlio Maia, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Criada pela Resolução 32/2019 e proposta pelo deputado Renato Câmara, 1º vice-presidente da Casa, a homenagem reconhece personalidades e instituições que se destacam na promoção da doação e dos transplantes de órgãos e tecidos no estado.

A cerimônia foi organizada em parceria com a Central Estadual de Transplantes de Mato Grosso do Sul (CET-MS) e a Associação Fratello, reunindo autoridades, familiares de pacientes, representantes da saúde e convidados.

Leia também:

O HAP foi representado por seu diretor-geral, Everton Martin, que destacou a relevância da causa: “Doar órgãos é doar vida. Há um ano iniciamos o serviço de transplante hepático, um marco inédito em Mato Grosso do Sul. Desde então, mais de 50 cirurgias já foram realizadas, oferecendo novas oportunidades a dezenas de pessoas. Receber esta homenagem reforça nosso compromisso de servir à comunidade com excelência e propósito”, reforçou.

Em apenas 12 meses, o HAP se consolidou como referência em transplantes de fígado no estado, conquistando também visibilidade nacional pelo trabalho desenvolvido. Na ocasião, o médico transplantador e responsável técnico do serviço, doutor Gustavo Alves Rapassi, também foi agraciado com o diploma, em reconhecimento à sua dedicação e empenho junto aos pacientes hepáticos.

Doutor Gustavo Rapassi e família (esquerda), Everton Martin e a esposa, Fernanda, e parte do grupo de líderes do Hospital Adventista do Pênfigo durante a homenagem (Foto: Divulgação)

Autor da proposta, o deputado Renato Câmara ressaltou o valor de enaltecer quem faz diferença: “A doação de órgãos não se limita a um ato isolado. Ela salva vidas hoje, mas também constrói histórias, fortalece famílias e projeta futuros. O reconhecimento ao Hospital Adventista do Pênfigo simboliza o esforço de todos que transformam solidariedade em legado permanente”, declarou.


Você também pode receber esse e outros conteúdos diretamente no seu dispositivo. Assine nosso canal no Telegram ou no WhatsApp.

Quer conhecer mais sobre a Bíblia ou estudá-la com alguém? Clique aqui e comece agora mesmo.

Posts relacionados

Encontro nacional fortalece atuação de líderes espirituais da Adventist Health

Líderes espirituais das instituições de saúde adventistas de todo o país se reuniram em Campinas, no interior de São Paulo,

Placa de acreditação Qmentum Gold é entregue ao Hospital Adventista Barcarena

O Hospital Adventista Barcarena, localizado no estado do Pará, viveu um momento histórico na última quarta-feira, 15 de janeiro, com

Hospital Adventista Belém integra rede oficial de atendimento da COP30

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) teve início nesta segunda-feira, 10, em Belém, reunindo chefes de